Notícia surpreendente no reino animal: nasceram dois tigres-de-bengala em zoológico

Nascidos num zoológico na Indonésia, dois filhotes de tigre-de-bengala, chegaram saudáveis ao mundo segundo os veterinários que cuidam deles. Os pequenos animais já têm irmãos, que também vivem no mesmo zoológico –de Medan. Juntos, já são sete tigres, o que é motivo de comemoração, pois esta espécie é uma das ameaçadas de extinção no mundo.

Notícias de nascimento de bebês tigres alegram amantes e preocupados com a fauna mundial, sobretudo devido à extinção de espécies como eles. Os animais, de certa forma, só habitam hoje ambientes protegidos para sua segurança e preservação, visto os perigos a que são submetidos nas florestas das quais são originários.

Na atualidade só existem apenas cinco subespécies de tigre, pois três já são admitidas como extintas desde a década de 50 do século passado. Na natureza especula-se que só existam atualmente apenas 3 mil tigres-de-bengala, devido à caça predatória e redução constante de seu habitat natural.

A lenda que diz que os tigres são devoradores de homens nunca foi seriamente comprovada. A natureza deste belo e grande felino (que tem em suas listras sua identidade; não há dois animais com os mesmos padrões de listras) o faz comer – através de caça em seu habitat – pequenos, médios e até grandes presas , desde coelhos, macacos, aves, veados, filhotes de grandes mamíferos e até búfalos.

Embora seja um felino típico do sudoeste asiático, o tigre-de-bengala pode ser encontrado em alguns zoológicos pelo mundo, por isso a notícia traz esperança aos interessados. Há especialistas que creem positivamente no bom salto do número dos felinos, que tem crescido devido à reprodução em cativeiro, e portanto, pode-se até pensar em acreditar que a espécie possa sair do perigo de extinção.

Os tigres de bengala são de grande porte, pesam em média de 170 kg ( fêmeas) – a 230kg (machos), embora os filhotinhos só pesem 1 quilo ao nascer e nasçam cegos. Os filhotes ficam aos cuidados da mamãe tigre por cerca de um ano e meio. Estas notícias entusiasmaram a comunidade internacional dos amantes dos animais e estudiosos e por isso saúdam o nascimento dos novos tigres.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *