Classes mais Baixas tem pouco acesso a Internet

A internet é um dos serviços mais comuns hoje em dia, utilizada para ver notícias, comunicar-se com pessoas que estão distantes, fazer compras e mais uma quantidade enorme de utilidades do dia a dia que parecem crescer a cada comento, praticamente pode-se fazer quase tudo na internet hoje em dia, mas para grande parte da população a internet é inacessível.

A internet é algo raro e até mesmo inacessível para uma grande parte da população é o que diz uma pesquisa realizada pelo CGI.br(comitê gestor da internet no Brasil) a pesquisa aponta que a internet chega apenas a 30% da população mais pobre do brasil, ou seja as classes D e E, seja pelo computador ou pelo celular.

O estudo que vem sendo realizado desde 2005 mostra que a taxa de acesso varia de acordo com a classe econômica, enquanto o acesso à rede mundial de computadores é baixo para as classes D e E ele melhorar consideravelmente nas classes acima.

Na classe C já vemos o primeiro aumento considerável enquanto nas classes abaixo o acesso à internet é só de 30% quando chegamos à classe C, esse número dá um salto chegando a 69% um aumento de mais de 30% comparado com as outras duas classes.

Na classe B vemos que a diferença começa a tomar rumos ainda maiores quando a taxa de pessoas que tem acesso à internet chegar a 93%.

E a taxa mostra uma profunda desigualdade socioeconômica quando olhamos a taxa da classe A que chega a incríveis 99% de acesso pelas pessoas dessa classe, como podemos ver aqui https://noticias.r7.com/brasil/internet-chega-a-apenas-30-dos-lares-mais-pobres-do-brasil-24072018 .

Segundo a pesquisa para os moradores das classes mais baixas o preço é a maior barreira para não terem acesso à internet, esses moradores ainda apontam que o fato de muitos deles não saberem usar computadores acaba os desestimulando de pagar por esse serviço.

O fato de não saberem utilizar o computador também é motivo para que uma grande parte da população que tem acesso a internet não a utilize, essa taxa chega a cerca de 33%.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *