As dificuldades de aprendizado dos alunos sobre o ensino das Ciências Exatas no Brasil

O ensino de Ciências Exatas no Brasil tende a ser muito falho, de acordo com notícias e pesquisas feitas pelas universidades, e os fatores que mais se sobressaem nesses estudos estão atrelados a dificuldades de infraestrutura, falta de interesse por parte dos alunos, precariedade econômica, a falta de incentivos e a dificuldadae do tema abordado em sala de aula.

As Ciências Exatas incluem a tríade: Matemática, Física e Química. Os alunos quando abordados sob as disciplinas que mais são avessos ainda durante o ensino fundamental em sua maioria não têm tanto contato com a Física e a Química, dessa forma, a Matemática se torna a vilã desse segmento, já que é uma disciplina que preza pelo raciocínio lógico, crítico e dedutivo. Uma séire de fatores determinam tal aversão, assim como ditos na introdução, no entanto, durante o ensino médio onde há a presença das três disciplinas, a vilã da vez é a Química.

A aversão pela Matemátiica se dá majoritariamente pela dificuldade em manter um raciocínio logico e dedutivo, problemas de falta de conteúdo em séries passadas, o que acaba acumulando em falhas contínuas até que o professor precisa deixar de dar o conteúdo programático para tentar consertar temas que já deveriam ser de domínios dos alunos. A Física e a Química são disciplinas que já têm naturalmente um número muito pequeno de profissionais graduados nas áreas afim, o que inicialmente já é uma dificuldade em ter um profissional capacitado.

A Física tem um grande problema para os alunos em acreditar que todo o conteúdo, a parte teórica e todos os critérios se estabelecem unicamente por meio de fórmulas, o que passa a imagem de ser uma disciplina em que se basta gravar fórmulas, o que é uma fronta à ciência. Já a Química dentre as três disciplinas é a mais odiada, já que se trata de uma disciplina majoritariamente dependente de um visão espacial, o que passa a imagem de ser um assunto muito superficial, de difícil entendimento, dependente de cálculos matemáticos e que não há possibilidades de acesso físico (mesmo nas raras escolas que têm laboratórios) ao conteúdo, tudo é muito debatido, calculado, porém não é visto a olho nu.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *