Nos últimos 350 anos, ilha europeia muda de dono a cada seis meses

Na próxima semana, uma ilha com três mil metros quadrados que era dominada pela França, vai passar para o domínio da Espanha, sem que nenhuma batalha seja travada. A ilha vai pertencer ao território espanhol pelos próximos seis meses, quando será devolvida amigavelmente para a França. Isso tem acontecido nos últimos 350 anos.

Uma cidade litorânea chamada Hendaye, situada no  País Basco  francês, está localizada na fronteira com o território espanhol. Notícias de surfistas revelam que eles frequentam as suas praias no período de baixa temporada, quando chega o inverno.

Já em território espanhol está a cidade histórica de Hondarribia do outro lado das águas, sendo que entre as duas cidades existe o rio Bidassoa, que representa uma fronteira natural entre os dois países.

Seguindo pelo rio acima as paisagens se alteram, quando prédios coloridos bascos desaparecem e começamos a ver galpões industriais franceses de um lado, e do outro lado podemos ver torres residenciais nada atrativas em território espanhol.

Mas quando se pergunta pela Ilha dos Faisões, as pessoas não sabem porque alguém gostaria de visitar o local, afirmando que não existe nada interessante na ilha, já que ninguém reside no local e não faz parte da rota turística da região.

Mas chegando na ilha que fica no centro do rio, são avistadas árvores e gramas cortadas, além de um monumento que simboliza um acontecimento marcante ocorrido na pequena ilha, em 1659. Por três meses, esse foi o local escolhido pela França e pela Espanha para discutir o fim de uma guerra entre os dois países, que já vinha se estendendo há muito tempo. Esse local foi considerado pelos países como um território neutro, ideal para as negociações de paz.

Foram construídas pontes de madeira na época, dos dois lados da ilha, onde os exércitos ficavam de guarda enquanto os acordos eram firmados entre os dois países. Depois de três meses, foi assinado um acordo para o fim da guerra, o chamado Tratado dos Pirineus. Para consolidar esse acordo, foi realizado um casamento real entre Luís XIV da França, com a filha do rei espanhol Filipe IV.

Esse estilo de domínio conjunto entre dois países é chamado de “condomínio”, sendo que a Ilha dos Faisões é um dos mais antigos exemplos da história que possuem esse estilo de comando.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *