As espécies de animais com os golpes mais fortes e mais rápidos da natureza

Alguns animais são capazes de dar chutes e até mesmo socos, com uma garra invejável em uma luta para a sua sobrevivência.

Algumas dessas espécies podem desferir golpes bem fortes, surpreendendo a todos com a sua agilidade e rapidez.

O golpe mais veloz conhecido através de estudos feitos por cientistas, foi o do camarão-mantis, também chamado no Brasil de lagosta-boxeadora. Ela utiliza as suas patas como se fossem braços para nocautearem as suas presas, com uma força impressionante, sendo possível produzir nessa ação luz, calor e som.

Determinadas espécies de crustáceos desenvolveram alguns apêndices para poderem arpear as suas presas, e outras criaram uma espécie de clava. Essa lagosta-boxeadora já rompeu vidros de aquários somente com um soco.

Uma pesquisa da Universidade de Duke, conduzida por Sheila Patek, descobriu que existem lagostas-boxeadoras que podem produzir uma potência igual a cerca de 2,5 mil vezes o seu peso, em um tempo menor que oitocentos microssegundos. No laboratório de Sheila Patek dentro da universidade, que é especializado em pesquisar a mobilidade rápida das espécies, a pesquisadora descobriu que o mistério está na estrutura desses animais. Eles agem como arqueiros, concentrando energia elástica para somente depois desferirem o golpe.

O seu grupo de cientistas também descobriu, que os camarões também travam combates em disputas por territórios, mas são poucas as vezes em que eles entram em um combate corporal. Essa espécie acaba envolvendo a sua carapaça blindada para preservar a sua região do abdômen, ganhando esse combate aquele que suportar a maior quantidade de golpes.

A pesquisadora também fez estudos com uma espécie chamada de  formiga-de-estalo,  que consegue bloquear a sua mandíbula com enorme rapidez. Essa espécie também consegue praticar uma ação parecida com o boxe, utilizando as suas antenas como se fossem punhos para estabelecer os vínculos de autoridade dentro de seus ninhos. No ano passado, os pesquisadores utilizaram câmeras de última geração para filmar a rapidez dos combates entre as formigas.

Os movimentos de uma formiga-de-estalo encontrada em território americano, se mostraram muito rápidos, já que ela golpeou o seu adversário 41,5 vezes em apenas um segundo. Os cientistas concluíram que eles haviam filmado a espécie com os golpes mais rápidos já encontrados pela ciência.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *