Depois de 20 anos a missão espacial Cassini chegou ao fim

Depois de duas décadas de existência, a missão Cassini terminou em setembro de 2017. Cassini foi lançada em 1997 com o objetivo de recolher informações de Saturno e suas 62 luas. A missão atualmente é conhecida como uma das mais produtivas da história, realizado pela união de forças da NASA e da ESA.

A sonda Huygens e o orbitador Cassini. Demoraram 7 anos para chegar a orbita de Saturno e conseguiram realizar a volta no planeta 3 centenas de vezes. Nesse trajeto a Cassini conseguiu coletar diversos dados que foram responsáveis por muitas descobertas. Um delas foram os lagos de metano na lua Titã e o oceano salgado localizado no subterrâneo do satélite Encelado, que foi apontado por ter algumas das condições necessárias para acolher vida.

A missão teve o objetivo de ser aproveitada o máximo possível. Dessa forma a espaçonave não tripulada, que já estava quase sem combustível, entrou na atmosfera do planeta com o intuito de obter informações que seriam impossíveis de serem coletas estando na orbita. Essas informações serão enviadas a Terra em tempo real, enquanto a antena da aeronave ainda estiver alinhada o planeta azul.

“A missão Cassini foi cheia de descobertas científicas, e isso continuará porque os instrumentos recolherão amostras da atmosfera de Saturno até o último segundo”, comentou Linda Spilker, cientista da NASA.

Os cientistas esperam conseguir usufruir algum tempo do sinal, controlando os propulsores para que a antena fique alinhada. Assim que a aeronave entrar na atmosfera, de acordo com os estudiosos, eles perderão o sinal, pois a sonda ira queimar feito um meteoro e se deteriorara, pois a velocidade da sonda ultrapassara 100 mil quilômetros por hora. Nessa condição bastaria um micro desalinho para a perda de comunicação.

O planeta dos anéis se encontra a uma distancia que ultrapassa 1 bilhão de quilômetros da terra. As informações enviadas pela Cassini demorará cerca de 1h 30, isso porque ela viaja na velocidade da luz. Os pesquisadores disseram que mesmo sabendo que a sonda encontrara o seu fim em Saturno, eles ainda terão muito trabalho, dependendo dos dados recebidos, eles podem vir a ter anos de pesquisa pela frente.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *