Maior parte dos brasileiros não possuem reserva financeira

Resultado de imagem para reserva financeira

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 6 em cada 10 brasileiros não possuem uma reserva financeira. O resultado do estudo foi divulgado no dia 26 de Maio e demonstra que 65% dos entrevistados, mais da metade dos brasileiros, não possuem dinheiro guardado.

Para Marcela Kawauti, economista-chefe do instituto SPC Brasil, essa estatística tem uma relação direta com a crise econômica que o país está passando. Para a especialista, o aumento do desemprego faz com que as famílias encontrem soluções para superar a queda da renda.

Ainda de acordo com a pesquisa, grande parte dos brasileiros não conseguiram guardar dinheiro no em Março de 2017. Para 44% dos entrevistados, um dos maiores motivos para não conseguir poupar é a queda na renda. Outros motivos foram a falta de disciplina e problemas para não conseguir controlar os gastos.

A poupança é a principal método de reserva financeira

Para 64% dos entrevistados, a poupança é a principal maneira de poupar dinheiro e construir uma reserva financeira. Em segundo lugar, 20% dos entrevistados revelaram que preferem manter o dinheiro guardado dentro de suas próprias casas. Na sequência, os fundos de investimentos aparecem com 10%, a Previdência Privada com 7%, o CDB com 6% e o Tesouro Direto com 4%.

Segundo especialistas, a escolha de uma aplicação para criar uma reserva financeira depende do objetivo da reserva. Isso porque as opções de aplicações e investimentos que rendem a médio e longo prazo. Ainda de acordo com Mercela Kawauti, para aqueles que desejam criar uma reserva contra imprevistos, opções como o CDB e a poupança são uma das melhores alternativas disponíveis no mercado.

Contudo, é preciso fazer uma análise e identificar qual será o propósito para a reserva financeira.

Dicas para economizar

Economizar pode parecer uma tarefa difícil em determinadas situações. Porém, é possível criar uma reserva financeira a partir da organização e na diminuição de gastos. Com a implementação de algumas atitudes e mudança de hábitos é possível economizar e criar uma boa reserva. Confira algumas dicas a seguir:

Faça uma lista com os gastos dispensáveis

Coloque no papel os gastos que possam ser considerados como dispensáveis

  • Fique em dia com as contas
  •  Pagar suas contas em dia evita juros e multas
  • Tenha consciência na hora das compras

Antes de sair pegando os itens e encher o carrinho, tenha consciência para não comprar produtos desnecessários. Para isso, faça uma lista apenas com os itens essenciais.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *