Micro plásticos são os maiores poluidores das águas

 

O consumo desenfreado não leva apenas a problemas no orçamento, mas sim a problemas muito mais sérios que devem ser de uma vez por todas levado em consideração, como a poluição. Hoje em dia encontramos o plástico em quase todos os produtos que compramos, seja no pneu, no cosmético, na roupa e até mesmo nas embalagens da comida. O material altamente poluidor está cada vez mais presente na indústria capitalista e cada vez mais frequente nos espaços que deveriam ter árvores, plantas, água e animais vivendo em harmonia com a natureza.

As grandes mídias só falam no consumo que está na moda e em todos os lançamentos do mercado industrial, mas não lembram o consumidor que ele se torna totalmente responsável por cada item que compra, e ainda mais, que não existe um lugar para jogar as coisas fora. A irresponsabilidade desse consumismo aliada a grande falta de educação de muitas pessoas, são os únicos fatores para a poluição assombrosa das águas do planeta.

 

microplastic

Uma estimativa mostra que cerca de 9,5 milhões de toneladas somente de resíduos plásticos são encontrados no mar, e 30% desse total são plásticos de partículas minúsculas. O seu tamanho é tão pequeno que nem pode ser visto a olho nu. Essas características são ainda pior em termos de poluição, pois, os resíduos se espalham ainda mais fácil alcançando lugares profundos. Um relatório PU ligado pela IUCN – International Union for Conservation of Nature, apontou que o problema da poluição das águas através de resíduos plásticos é muito maior do que se imaginava.

As atividades mais comuns dos humanos também contribuem para a poluição das águas. E a consequência disso tudo é a morte de diversos seres vivos que compõem a biodiversidade dos oceanos. Um estudo realizado pela organização mostrou que dois terços do micro plástico que é encontrado nos espaços oceânicos, são resíduos de pneus, sacolas plásticas e de microfibras que acabam sendo liberadas das roupas durante a lavagem. O restante dessa porcentagem é composta por poluição proveniente de barcos, da poeira das cidades e das marcações rodoviárias.

Print

Não é de hoje que fotos e vídeos de tartarugas presas em materiais plásticos é veiculada na internet. Ou a aparição frequente de pássaros com diversos tipos de plásticos em volta do pescoço são vistos em todo o mundo. Essa é a maior prova da destruição humana. E se formos analisar os fatos, o micro plástico é ainda pior, sendo que nem mesmo pode ser visto.

Os micro plásticos ainda tem como características de continuar nas águas por muito mais tempo que os resíduos plásticos maiores. Isso porque as partículas conseguem driblar o sistema de filtragem utilizado para limpar a água. Atualmente a concentração desses resíduos são de 212 gramas por cada ser humano vivo no planeta. Esse calculo é o mesmo que uma sacola de plástico jogada ao mar por cada ser humano toda semana.

 

Veja também os perigos da poluição do mar.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *