“Gratidão” completará 10 anos no fim de 2017 – com Eduardo Sirotsky Melzer

Parece que foi ontem, mas já se passaram quase dez anos desde que o Grupo RBS, atualmente liderado pelo empresário Eduardo Sirotsky Melzer, lançou uma de suas mais bonitas campanhas de fim de ano.

O nome “Gratidão” veio da ideia de realmente agradecer ao público que acompanha fielmente as muitas ações da empresa.

Na época, dezembro de 2007, o tema “Vida” foi cantado por todos os colaboradores ativos naquele ano. E no vídeo promocional exibido durante as transmissões podíamos ver as pessoas se juntando para formar a palavra “Gratidão”, e executando uma grande “OLA”, tudo isso filmado de cima, muito antes dos Drones, já populares hoje em dia estarem na moda. As filmagens foram feitas com braços mecânicos enormes para as câmeras e um helicóptero finaliza com as tomadas panorâmicas.

A música Vida já foi executada de muitas formas, com inúmeros arranjos diferentes, em versões mais rockeiras, outras vezes mais reagae. A cada ano vários artistas se reúnem para compor uma nova versão. Na época de gratidão o clima de festa é que animava a música. Com uma cara popular e até familiar, como se fosse uma música que precisa ser cantada em grupo e que une nossa própria família.

A empresa na época era liderada pelo tio do atual presidente Eduardo Sirotsky Melzer, mas já trazia a principal ideia da atual administração, expressa nas primeiras frases do vídeo que exaltavam o crescimento que passou de “um pequeno grupo de sonhadores”, para uma das empresas familiares “que mais geram valor”, segundo o ranking da DOM Strategy Partners no ano de 2014.

A simplicidade com que as campanhas de fim de ano são executas demonstram uma das estratégias que devem ser aplicadas por Eduardo Sirotsky Melzer. O atual presidente e chairman, divulgou uma mudança nos planos de marketing em parceria com novas estratégias que estão sendo aplicadas desde 2016.

Eduardo Sirotsky Melzer se inspira no professor de Harvard, John Davis, que é um dos maiores especialistas em negócios familiares. Não só estratégias de marketing são importantes quando o assunto é uma grande empresa familiar, mas também é importante ter uma gestão com governança forte e é este um dos lemas da atual gestão.

Voltando à campanha “Gratidão”, ela foi muito importante, pois 2007 foi o ano em que a empresa completou 50 anos, então o clima da época era o de “em nosso aniversário” agradecemos por sua presença.

E desse modo já podemos imaginar que nesse fim de ano poderá ocorrer muitas comemorações especiais, já que será o sexagésimo aniversário da empresa.

Será que a administração de Eduardo Sirotsky Melzer triunfará na conquista de seu público fiel?

Enquanto isso quem quiser relembrar essa e muitas outras campanhas basta acessar o site da rede e rever os Vts que, além disso, estão disponíveis no YouTube. Caso haja alguma curiosidade exitem também os vídeos de making off, que são os vídeos de como foram feitas as campanhas.

É interessante acompanhar as estratégias de novos empresários, principalmente empresários brasileiros.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *