Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece mais de 200.000 bolsas

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) de dois mil e dezessete, que será aberto pelo Ministério da Educação às zero horas do dia 31 de janeiro deste ano contará em sua mais nova edição com exatas duzentas e quatorze mil cento e dez bolsas para cursos com ingresso no primeiro semestre letivo de dois mil e dezessete.

Das inscrições da edição de 2017 do Programa

O período de inscrições se encerrará às vinte e três horas e cinquenta e nove minutos do dia três de fevereiro, no Horário de Brasília (alguns estados brasileiros por não estarem em horário de verão tem uma hora mais tarde de diferença para os demais, respectivamente, os estados das regiões Norte e Nordeste e os das regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste)

Segundo informa a pasta comandada pelo ex-governador de Pernambuco Mendonça Filho, esta é a edição do programa, criado em 2004 pelo então governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo ano de seu primeiro mandato, que mais apresenta bolsas para inscrição e disputa.

Podem inscrever-se, utilizando as cinco notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na edição 2016, estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas, em instituições privadas nas quais estudaram através de bolsa integral ou professores da educação pública.

Do total de vagas

Do total de vagas ofertadas cerca de 103.719 são bolsas integrais, as que os beneficiários não pagam nada nos cursos em que se inscreverem, e outras 110.391 são bolsas parciais, nas quais os estudantes devem arcar co uma porcentagem do curso de 50%.

As inscrições deverão serem efetuadas no portal do programa, mantido pelo Ministério da Educação. São necessários o número de inscrição do ENEM e a senha deste, respectivamente recebido e elaborada na inscrição da edição de dois mil e dezesseis do exame, em maio deste mesmo ano. O candidato poderá escolher até duas opções de curso.

Exigência Financeira

É exigida do estudante, ainda, possuir renda familiar máxima de até um salário mínimo e meio para se obter a bolsa completa, e até três salários mínimos para obter-se a bolsa parcial de cinquenta por cento.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *