Ricardo Tosto, um grande nome do cenário jurídico nacional

Nascido em 11 de março de 1963, Ricardo Tosto, advogado brasileiro e um do sócio fundadores da ‘Leite, Tosto e Barros Advogados’, é formado em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tendo feito extensão em Administração de Empresas pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), ele que já atuou em áreas do ramo como assessor da Diretoria Jurídica e Recursos Humanos no Grupo Rede de Energia -que controla cerca de nove distribuidoras em diversos estados brasileiros-, também exerceu cargo de diretoria na Fundação Rede de Previdência Privada.

O advogado tido como pioneiro na utilização de recursos legais que mais tarde se tornaram ferramentas comumente utilizadas por profissionais da área, possui grande papel na elaboração de leis da área econômica de grande expressividade.

Ricardo Tosto é também o principal sócio da Leite, Tosto e Barros Advogados, seu escritório, que atua no setor com um perfil bastante amplo, advoga em matérias de diversos seguimentos do direito, com destaque para resolução de conflitos e casos administrativos. Considerado também um dos maiores escritórios do brasil segundo a Análise Editorial (em publicação feita através da “Analise advocacia 500”), Ricardo Tosco assume junto à Leite, Tosto e Barros assume o décimo lugar. A empresa que possui sua sede em São Paulo, administra filiais em Brasília e no Rio de Janeiro.

Ele, Ricardo Tosto, que realizou trabalhos de alcunha jurídica à grandes grupos no Brasil e até fora dele, é possui notória contribuição acadêmica no meio, com obras como “O Processo de Tiradentes”. No livro que produziu em parceria com outro grande profissional da área, Paulo Guilherme de Mendonça Lopes, aborda uma análise feita do processo judicial da Inconfidência mineira. Além de destrinchar as nuances do evento histórico de maneira sucinta e técnica, o livro carrega também o status de ser o primeiro a abordar o assunto.

Ricardo Tosto também foi conselheiro do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, um órgão que possui vínculo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) , e no período compreendido entre agosto de 2007 e abril de 2008, e agiu na parte administrativa da instituição.

Possuindo alcunha de grande empreendedor da advocacia no país, Ricardo Tosto começou “lá em baixo”, quando seu escritório possuía apenas uma pequena sala. Graças aos seus esforços e proatividade no ramo, alavancou sua carreira, e com muito trabalho e cooperação de sua equipe foi capaz de tornar sua empresa um dos maiores escritórios que atualmente advogam no país.

Outra grande conquista do advogado, foi a menção do seu nome como um dos melhores brasileiros atuantes da área. Esse levantamento foi feito pelo guia Who’s Who Legal, que desde 1996, identifica profissionais do ramo jurídico de mais relevância no direito empresarial, tendo como base levantamentos amplos e independentes.

Uma vez sendo detentor de tamanho destaque no cenário brasileiro através de suas atividades, Ricardo Tosto não poupa esforços para tornar sua atuação a mais clara e reverente possível. Com afinco e dedicação mostra que é possível advogar com integridade e competência.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *