Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições

Escritores iniciantes já podem tirar da gaveta seus textos que aguardam vir à luz do grande público. A oportunidade está lançada na atual edição do Prêmio Sesc de Literatura, que abre inscrições aos autores interessados em ver concretizado o sonho da publicação neste mercado concorrido.

 

 

O Prêmio

 

O já tradicional concurso literário promovido desde 2003 pelo Serviço Social do Comércio publica seu edital da edição 2017. Na busca por talentos da arte da palavra e, sobretudo, por obras inéditas que renovem e promovam a literatura nacional, o Prêmio Sesc reafirma sua contribuição à área cultural do país e democratiza o acesso ao mercado editorial.

 

 

As categorias

 

O concurso seleciona obras nas categorias Conto e Romance em língua portuguesa, podendo o candidato inscrever-se simultaneamente com textos nos dois gêneros, de acordo com o edital. Após um processo de análise do mérito literário a cargo de profissionais da área como críticos literários, escritores e especialistas em literatura indicados pelo Sesc, serão definidos dois autores vencedores desta edição – cada qual em sua categoria.

 

 

As inscrições

 

Os autores concorrentes terão acesso gratuito às inscrições já a partir das 10h deste dia 9 de janeiro pelo endereço eletrônico www.sesc.com.br/premiosesc até as 18h do dia 17 de fevereiro. Vale lembrar que as obras inscritas devem ser inéditas, respeitando os parâmetros do concurso.

 

 

A contribuição ambiental

 

A avaliação das obras inscritas, a exemplo do processo de inscrição, será feita por meio de recursos eletrônicos. Os avaliadores utilizarão leitores digitais que preservam cerca de meio milhão de folhas que seriam impressas nos moldes tradicionais, colaborando, assim, com a questão ambiental e evitando desperdício de papéis, em consonância com as discussões mais atuais entre a otimização de recursos e a diminuição de seu impacto no meio ambiente.

 

 

Os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura

 

Os autores vencedores serão conhecidos logo em junho e terão suas obras publicadas pela Editora Record, responsável também pela distribuição comercial dos títulos. O Sesc, além de adquirir parte dos exemplares para disponibilizar ao público por meio de suas bibliotecas e ações culturais de alcance nacional, ainda promoverá eventos de lançamento das publicações vencedoras, dos quais poderão participar os autores premiados. A organização do concurso também assegura a participação dos autores laureados na cerimônia de premiação, prevista para novembro próximo.

 

 

O reconhecimento

 

A elevada taxa de adesão reflete grande interesse pelo Prêmio. A última edição registrou, segundo o Departamento Nacional do Sesc, o triplo de inscrições em relação à sua média histórica, chancelando o projeto, por seu turno, como promotor literário e cultural de relevo no país e, evidenciando, de outro lado, a ativa criação literária nacional em busca de seu público. Vencedores de edições anteriores do projeto também alcançaram reconhecimento com indicações a outros prêmios do espaço literário, incluindo o renomado Prêmio Jabuti, validando o processo de seleção do Prêmio Sesc de Literatura como rigoroso e qualitativo.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *